sexta-feira, 19 de março de 2021

II Meeting FEBBEES é marcado por alto nível dos palestrantes e participantes



A Febbees realizou mais uma ação do seu programa de educação esportiva continuada. O Programa de Capacitação Febbees contou com seu II Meeting realizado neste dia 18 de março totalmente virtual. Conseguimos reunir nomes de peso do Bodyboarding de Sul a nordeste do Brasil. Saul Ribeiro (PR) e Paulo de Tarso (CE) nos brindaram com seus conhecimentos acumulados em julgamento como Head Judges e também como Diretores Técnicos. Beri Santana (PE) e Osmar Moraes (RJ) nos brindaram com seus conhecimentos da mesma forma, mas com foco nos aspectos estruturais e seu impacto na parte técnica da competição. Os capixabas também foram representados pelo Presidente e pelo Diretor Executivo da Febbees, Marcelo Rocha e Marcelo Miranda que participaram junto à dupla Beri e Mazinho na discussão dos temas estruturais do evento. Confiram abaixo um apanhado das questões abordadas no meeting em forma de perguntas e respostas:


1- Como manter o critério na cabeça o campeonato inteiro?


R: Saul: concentração é tudo. O critério pode mudar ou apenas ser flexibilizado. Maré, vento, tamanho da onda. Aliar boa estrutura física do evento. Quantidade adequada de juízes para um bom revezamento.

Mano: se for alterar, deve ser sempre ao término dos rounds. Não se deve comparar baterias. Olhar com todo carinho a primeira onda. Atenção total do juiz.


2- Como julgar competidores de diferentes Estados do Brasil e com estilos de surf distintos?


R: Saul: aplicando os critérios de julgamento sem olhar o estilo do atleta. É o atleta que se encaixa na critério.

Mano: antigamente era muito difícil pois só se conhecia as diferenças quando estava no campeonato pois não existia celular, internet e hj com a tecnologia os juízes conseguem conhecer os diferentes estilos. A unificação/universalização da regra ajuda. 


3- Podem explicar melhor o critério de prioridade, inclusive com 4 atletas?


R: Saul: bateria de 4 começa sem prioridade. Após o primeiro drop inicia a prioridade. 

Mano: tem que ter juiz de prioridade. Na prioridade com dois competidores fica mais simples e justo o julgamento. Apesar da facilidade, a atenção é fundamental, pois errar nestas condições prejudica muito o atleta.


4- Quais os pontos mais importantes para marcar corretamente uma interferência?


R: Saul: primeiro é conhecer os tipos de interferência. Identificar se realmente houve lesão ao potencial da onda.

Mano: didaticamente são: atenção, parte crítica da onda, drop na direção escolhida, manobra inicial, tempo da bateria. Ter um bom spoter mantendo todos atentos às ondas surfadas.


Este foi apenas um resumo. Certamente as discussões ficaram na mente de todos os cerca de 20 participantes.

A Febbees agradece pela presença de todos e até o próximo. 


0 comentários:

Postar um comentário